Bem-vindo de volta ao meu site! Hoje, vou falar sobre como encontrar inspiração para escrever piadas que vão deixar o seu público morrendo de rir – sim deixei a humildade guardada na gaveta. Porque não é só subir no palco e falar um monte de besteira, né?
A gente precisa ter um material bom para arrancar risadas da galera. E não se preocupe, essas dicas vão te ajudar a encontrar a sua própria fonte de inspiração, seja ela onde for. Porque afinal, a comédia é uma arte, e todo artista precisa de inspiração.
Ih, achei que essa era a melhor…
— Bob Rodrigues – Filósofo e Comediante
5 dicas para encontrar inspiração
E lembre-se, não é porque você é comediante que precisa fazer piadas sobre tudo. Às vezes, até mesmo a realidade pode ser engraçada – a minha as vezes tem toques de surrealidade, como quando fui sequestrado nos anos 90. Você sabe que a vida é uma piada quando a única coisa que você sabe fazer neste momento é contar piadas. Então, vamos lá:
- Observe o mundo ao seu redor: um dos melhores lugares para encontrar inspiração é olhar para o mundo ao seu redor. Aliás você sabe que o mundo tá uma loucura quando até um cachorro tem mais (muito mais) seguidores do que você no Instagram -> @brodiethatdood.
- Faça perguntas: perguntas podem ser uma ótima maneira de encontrar ideias para piadas. Por exemplo, você pode se perguntar: “O que aconteceria se as pessoas fizessem tal coisa de maneira diferente?”, ou “Por que isso é assim e não assado?”. Tipo, por que a gente precisa de tantos botões no controle da TV? A gente nunca acerta para abaixar o volume quando tá passando o comercial do Brazino (o jogo da galera) no meio do fulme?
- Use experiências pessoais: suas próprias experiências de vida podem ser uma ótima fonte de inspiração para piadas. Se você já viveu algo engraçado ou estranho, é provável que outras pessoas também possam se relacionar com isso. Uma vez eu bebi tanto que fiquei conversando comigo mesmo no banheiro fazendo várias vozes diferentes. Meu amigo do lado de fora ouviu, bateu na porta e pediu para gente parar com a putaria.
- Mantenha um diário de piadas: se você tiver uma ideia para uma piada, anote-a em um diário ou em um aplicativo de notas. Dessa forma, você pode sempre voltar e olhar essas ideias quando precisar de inspiração ou quando a sua memória falhar, caso dos meus amigos chincheiros…
- Use a internet: a internet é um lugar cheio de coisas engraçadas e estranhas. Você pode usá-la como fonte de inspiração para suas piadas, basta fazer uma pesquisa e ver o que aparece. Ou então só fazer aquela busca aleatória e ver no que dá. Já achei coisas incríveis dessa forma, como quando descobri que o processo evolutivo fez com que os pepinos do mar ganhassem dentes no anus…Jesus, ainda bem que nós, os seres humanos, não seguimos no mesmo caminho.
Bem, agora que você tem essas dicas, não há mais desculpas para não escrever piadas melhores. Mas se mesmo assim você ainda tiver dificuldades, não se preocupe, a prática leva à perfeição.