Coleguinhas comediantes, não sei o quanto para vocês é difícil subir no palco e se apresentar diante de um público. Eu fico bem nervoso, com a mão suando e o cérebro a mil. Por conta disso, sempre que posso, converso com comediantes mais experientes do que eu sobre esse assunto.
Depois de conversar – encher o saco – de muitos deles e ler sobre esse assunto na internet, entendi que, mesmo depois de anos de carreira, alguns deles – os normais assim como eu – ainda ficam nervosos ou ansiosos antes de subir no palco.
Fica calmo pelo amor de Deus, fica calmo…shhh. Oia, ouve o barulho dos passaro, das pomba…
—Igor Guimarães – Filósofo e Comediante
Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, descobri que Steve Martin, por exemplo, que é um comediante experiente e famoso, já falou sobre sentir nervosismo antes de se apresentar. Foi numa entrevista para a revista Time em 2011, quando ele disse: “Eu ainda fico nervoso antes de me apresentar. É um nervosismo saudável, mas eu ainda sinto. Eu acho que é importante ter um pouco de nervosismo, porque significa que você se importa e quer fazer um bom trabalho“. Com mais de 40 anos de carreira, ele deixou claro que o nervosismo é algo comum mesmo para os artistas mais experientes e bem-sucedidos.
Portanto o nervosismo faz parte da rotina de qualquer comediante e é normal, ele é que uma reação natural do nosso corpo diante de uma situação de pressão ou desafio, e pode até mesmo ser útil, pois nos ajuda a nos concentrar e a dar o nosso melhor durante a apresentação. Mas é importante aprender a controlar o nervosismo, para que ele não nos atrapalhe.
5 DICAS PARA LIDAR COM O NERVOSISMO:
Por isso separei 5 dicas, que encontrei durante minhas pessuisas sobre o assunto, para lidar com o nervosismo antes de subir no palco:
- Faça exercícios de respiração e relaxamento: parece óbvio, mas respirar é importante. E se você ainda não sabe, é uma ótima maneira de se acalmar – sim a piadoca foi infame.
- Faça um aquecimento vocal e corporal: não é só o time de futebol que precisa aquecer. Alongar os músculos e aquecer a voz nos ajuda a nos sentir mais preparados e confiantes para subir ao palco.
- Tenha um ritual de preparação: ter um ritual de preparação, como ouvir uma música ou fazer alguns exercícios de concentração, nos ajuda a nos concentrar e a nos sentir mais focados. E se você tiver algum ritual esquisito, como bater o pé três vezes ou mais vezes – como se tivesse dançando o vira, pode fazer isso também! As pessoas vão te achar uma doida varrida? Com certeza, mas o importante é você entrar bem no palco.
- Visualize o sucesso: tente visualizar a apresentação saindo bem e o público rindo muito. Isso pode nos ajudar a nos sentir mais confiantes e a diminuir o nervosismo. Mas seja o mais realista para você não precisar fazer uma piada sobre isso ou não, pois como a gente sabe, tudo pode virar material de trabalho.
- Lembre-se de que o nervosismo é normal: é normal sentir nervosismo antes de subir ao palco, mesmo depois de anos de carreira. E todos os comediantes passam por isso. Então, tente se concentrar no presente e no momento em vez de se preocupar com o que pode dar errado. E lembre-se de que você já deve ter feito piadas ruins antes e ainda assim conseguiu sobreviver.
Como vimos o nervosismo é uma reação natural diante de uma situação de pressão ou desafio, e até os comediantes mais experientes e famosos, mas é importante aprender a controlar o nervosismo para que ele não nos atrapalhe.
Então não importa quanto nervosismo sintam, vocês são – ou decidiram se tornar – comediantes por isso têm o poder de fazer as pessoas rirem. Então, vamos subir ao palco e arrasar!
Excelente artigo, ajuda a nos aproximar da realidade dos palcos e a dominar a tensão que antecede a entrada!
Obrigado Regis S2
É isso Digo (Oliveira). Obrigado por comentar!